Espanhol com a sua pitada e de punto a puente
Aprender uma nova língua é construir pontes que te levam de um ponto estático a um mundo sem limites. Se você quer expandir o seu mundo com acompanhamento personalizado, materiais produzidos de acordo com os seus interesses, gostos e ritmo, se você está num ponto muito específico ou precisa construir pontes projetadas sob medida, então as aulas personalizadas Jess Español são para você.
Agende agora uma reunião para entendermos qual é a melhor forma para eu te ajudar, seja com aulas particulares semanais de uma hora e meia, com a preparação para um exame ou com o acompanhamento de plano de estudos personalizado.
Como o espanhol expandiu o mundo dos meus alunos
A Andriele me procurou, porque queria conseguir conversar com a família e amigos do noivo dela, que é colombiano. Em apenas 2 meses, atingimos esse objetivo, ela expandiu o mundo dela falando espanhol e hoje ela mora com o Juan no México.
Andriele Lorenzi
Engenheira de Alimentos
Com apenas 2 meses de aula, a Andriele viajou para a Colômbia com o noivo e, pela primeira vez, conversou com os sogros colombianos sem precisar dele como tradutor.
“Yo no pensé que podría comunicarme tan bien con personas que no hablan mi idioma”
Aprender Punto a Puente

Aprender é afeto e eu posso te provar. Sabe aquele diálogo que a gente lembra as palavras certinhas? O cheiro do café, o sentido do vento, onde tava tudo ao seu redor… O que você tava sentindo? Aposto que você não pensou naquela aula desinteressante ou naquele formulário qualquer que você preencheu.
Agora pensa se você vai aprender um idioma em aulas sempre iguais com o verbo to be ou a lista interminável de falsos cognatos, verbos irregulares e palavras que trocam de gênero.
Não. Você precisa se emocionar em espanhol.
Por isso, eu desenvolvi o Punto a Puente, que considera três as etapas de cada momento de aprendizagem de espanhol. O jeito Punto a Puente está baseado em um método cientificamente comprovado, o task-based learning, e em todos os meus anos como aprendiz e professora de espanhol.

Em cada aula ou oportunidade de aprendizagem, nós temos três momentos. A experiência de conexão ativa é central, mas o Mapa da autonomia em espanhol e a Puente pa’lante são essenciais para atingir o objetivo.
Vamos pensar, por exemplo, que em uma aula queremos aprender a falar sobre comida e conseguir nos comunicar em um supermercado.
Mapa da autonomia em espanhol

Nesse momento, é a hora de você vai virar chavinha do seu cérebro pra ele entender que agora vamos falar espanhol. Esse é o contato inicial com o assunto.
Posso propor, por exemplo, que você assista um vídeo de um trecho do Masterchef da Espanha em que os participantes escolhem os ingredientes que seus concorrentes vão usar. E, como não é só sentar e escutar, vou pedir também pra você anotar todos os ingredientes que você entender.
Experiência de conexão ativa

Nesta etapa, você passa por várias experiências de conexão ativa. Esse é aquele momento de trazer a emoção e a conexão com a língua e com a comunidade Puente. Eu vou sempre propor situações da vida real, coisas concretas que podem realmente acontecer com você. E tudo isso sempre em movimento, você sempre vai participar de forma ativa.
Um exemplo que eu uso com meus alunos é imaginar que vamos para Tigre, que é uma cidade perto de Buenos Aires, em que os rios se emaranham criando várias ilhas, e vamos passar um fim de semana lá. Nas experiências vamos decidir o cardápio para dois dias em um sítio à beira do rio. Depois, vamos encontrar as receitas, fazer a lista de ingredientes e ir ao supermercado comprar. Tudo isso desenvolvendo junto. Aí a gente vai a um supermercado na Espanha, mesmo sem estar lá, pela página web do Mercadona, e escolhemos os itens que precisamos navegando pelas categorias e aprendendo uma série de palavras além daquelas da lista.
Puente pa'lante

Agora, você faz a puente pa’lante, ou seja, ponte para adiante. Como diz o nome, essa etapa é um momento de consciência e autonomia. Se você sabe o que funciona pra você, você evolui mais e mais rápido.
Nessa hora, eu te faço algumas perguntas, como:
- O que você aprendeu hoje?
- Como você se sentiu nesta aula?
- O que você pode fazer depois da aula para manter o ritmo?
Com o Punto a Puente, você aprende a se apaixonar por espanhol e por aprender línguas, porque você aprende sem parecer que está estudando.


Prazer, pode me chamar de Jess
Meu nome é Jéssica Borges e eu sou professora de espanhol, técnica em informática, meia cientista da computação e inteira urbanista arquiteta pela UFMG. Ensino espanhol há 5 anos e já fiz parte de várias vitórias dos meus alunos, como um intercâmbio na Universidad de Jaén, na Espanha, uma mudança para o México e um mestrado na UERJ, todas portas abertas pelo espanhol.
Comecei a estudar espanhol há 15 anos, quando eu quis expandir o meu mundo conversando com latino-americanos e espanhóis. Nossos assuntos eram a banda mexicana de quem éramos fãs e as minhas curiosidades do tipo: O que você come no almoço? E como é na escola? A universidade aí é gratuita? Eu queria saber mesmo como era viver em outro país, em outra cultura.
Em 2014, eu fui para Barcelona estudar na Universitat Politècnica de Catalunya. Naquela época, eu era estudante de Ciência da Computação na UFMG. Inspirada pelo Plano Cerdà e pela vida em Barcelona, eu decidi deixar a computação depois de 5 semestres no Brasil e 2 na Espanha, e estudar Arquitetura e Urbanismo também na UFMG, onde me formei como Urbanista Arquiteta. Foi no segundo ano de curso que eu comecei a ensinar espanhol para colegas e professoras da Escola de Arquitetura. Desde então, meus planos de ser professora e meu amor pelo idioma vêm se confluindo na construção de cada dia para fazer com que mais pessoas consigam expandir seus mundos pelo espanhol.
Para melhorar sempre as experiências dos meus alunos, participo, há mais de um ano, das mentorias da Teacher’s Academy para a formação de professores de idiomas. Com base na teoria apreendida com Paulo Freire e outros estudiosos, nos estudos do método task-based learning, dentro da abordagem comunicativa, e na minha trajetória como professora há 5 anos e como aprendiz de espanhol há 15 anos, desenvolvi o jeito Punto a Puente de ensinar e aprender.
O que os alunos Jess Español dizem





Acompanhamento personalizado
Posso te ajudar a aprender espanhol da forma que você precisa hoje

Expanda seu mundo falando espanhol
O espanhol é a segunda língua de comunicação internacional e ser fluentele nela te faz entrar para o seleto grupo de profissionais brasileiros que ganham 30%, segundo o InfoMoney. Estudando com o método Punto a Puente, você vai aprender espanhol sem nem sentir que está estudando.