Espanhol com a sua pitada e de punto a puente

Aprender uma nova língua é construir pontes que te levam de um ponto estático a um mundo sem limites. Se você quer expandir o seu mundo com acompanhamento personalizado, materiais produzidos de acordo com os seus interesses, gostos e ritmo, se você está num ponto muito específico ou precisa construir pontes projetadas sob medida, então as aulas personalizadas Jess Español são para você. 

Agende agora uma reunião para entendermos qual é a melhor forma para eu te ajudar, seja com aulas particulares semanais de uma hora e meia, com a preparação para um exame ou com o acompanhamento de plano de estudos personalizado. 

Como o espanhol expandiu o mundo dos meus alunos

A Andriele me procurou, porque queria conseguir conversar com a família e amigos do noivo dela, que é colombiano. Em apenas 2 meses, atingimos esse objetivo, ela expandiu o mundo dela falando espanhol e hoje ela mora com o Juan no México. 

Andriele Lorenzi

Engenheira de Alimentos

Com apenas 2 meses de aula, a Andriele viajou para a Colômbia com o noivo e, pela primeira vez, conversou com os sogros colombianos sem precisar dele como tradutor.

“Yo no pensé que podría comunicarme tan bien con personas que no hablan mi idioma”

Aprender Punto a Puente

Aprender é afeto e eu posso te provar. Sabe aquele diálogo que a gente lembra as palavras certinhas? O cheiro do café, o sentido do vento, onde tava tudo ao seu redor… O que você tava sentindo? Aposto que você não pensou naquela aula  desinteressante ou naquele formulário qualquer que você preencheu.

Agora pensa se você vai aprender um idioma em aulas sempre iguais com o verbo to be ou a lista interminável de falsos cognatos, verbos irregulares  e palavras que trocam de gênero. 

Não. Você precisa se emocionar em espanhol.

Por isso, eu desenvolvi o Punto a Puente, que considera três as etapas de cada momento de aprendizagem de espanhol. O jeito Punto a Puente está  baseado em um método cientificamente comprovado, o task-based learning, e em todos os meus anos como aprendiz e professora de espanhol.

 

Em cada aula ou oportunidade de aprendizagem, nós temos três momentos. A experiência de conexão ativa é central, mas o Mapa da autonomia em espanhol e a Puente pa’lante são essenciais para atingir o objetivo. 

Vamos pensar, por exemplo, que em uma aula queremos aprender a falar sobre comida e conseguir nos comunicar em um supermercado.

Mapa da autonomia em espanhol

Nesse momento, é a hora de você vai virar chavinha do seu cérebro pra ele entender que agora vamos falar espanhol. Esse é o contato inicial com o assunto.

Posso propor, por exemplo, que você assista um vídeo de um trecho do Masterchef da Espanha em que os participantes escolhem os ingredientes que seus concorrentes vão usar. E, como não é só sentar e escutar, vou pedir também pra você anotar todos os ingredientes que você entender.

Experiência de conexão ativa

Nesta etapa, você passa por várias experiências de conexão ativa. Esse é aquele momento de trazer a emoção e a conexão com a língua e com a comunidade Puente. Eu vou sempre propor situações da vida real, coisas concretas que podem realmente acontecer com você. E tudo isso sempre em movimento, você sempre vai participar de forma ativa.

Um exemplo que eu uso com meus alunos é imaginar que vamos para Tigre, que é uma cidade perto de Buenos Aires, em que os rios se emaranham criando várias ilhas, e vamos passar um fim de semana lá. Nas experiências vamos decidir o cardápio para dois dias em um sítio à beira do rio. Depois, vamos encontrar as receitas, fazer a lista de ingredientes e ir ao supermercado comprar. Tudo isso desenvolvendo junto. Aí a gente vai a um supermercado na Espanha, mesmo sem estar lá, pela página web do Mercadona, e escolhemos os itens que precisamos navegando pelas categorias e aprendendo uma série de palavras além daquelas da lista.

Puente pa'lante

Agora, você faz a puente pa’lante, ou seja, ponte para adiante. Como diz o nome, essa etapa é um momento de consciência e autonomia. Se você sabe o que funciona pra você, você evolui mais e mais rápido.

Nessa hora, eu te faço algumas perguntas, como:

Com o Punto a Puente, você aprende a se apaixonar por espanhol e por aprender línguas, porque você aprende sem parecer que está estudando.

Aula no Zoom do curso de espanhol Jess Español

Prazer, pode me chamar de Jess

Meu nome é Jéssica Borges e eu sou professora de espanhol, técnica em informática, meia cientista da computação e inteira urbanista arquiteta pela UFMG. Ensino espanhol há 5 anos e já fiz parte de várias vitórias dos meus alunos, como um intercâmbio na Universidad de Jaén, na Espanha, uma mudança para o México e um mestrado na UERJ, todas portas abertas pelo espanhol.

Comecei a estudar espanhol há 15 anos, quando eu quis expandir o meu mundo conversando com latino-americanos e espanhóis. Nossos assuntos eram a banda mexicana de quem éramos fãs e as minhas curiosidades do tipo: O que você come no almoço? E como é na escola? A universidade aí é gratuita? Eu queria saber mesmo como era viver em outro país, em outra cultura. 

Em 2014, eu fui para Barcelona estudar na Universitat Politècnica de Catalunya. Naquela época, eu era estudante de Ciência da Computação na UFMG. Inspirada pelo Plano Cerdà e pela vida em Barcelona, eu decidi deixar a computação depois de 5 semestres no Brasil e 2 na Espanha, e estudar Arquitetura e Urbanismo também na UFMG, onde me formei como Urbanista Arquiteta. Foi no segundo ano de curso que eu comecei a ensinar espanhol para colegas e professoras da Escola de Arquitetura. Desde então, meus planos de ser professora e meu amor pelo idioma vêm se confluindo na construção de cada dia para fazer com que mais pessoas consigam expandir seus mundos pelo espanhol. 

Para melhorar sempre as experiências dos meus alunos, participo, há mais de um ano, das mentorias da Teacher’s Academy para a formação de professores de idiomas. Com base na teoria apreendida com Paulo Freire e outros estudiosos, nos estudos do método task-based learning, dentro da abordagem comunicativa, e na minha trajetória como professora há 5 anos e como aprendiz de espanhol há 15 anos, desenvolvi o jeito Punto a Puente de ensinar e aprender. 

 

O que os alunos Jess Español dizem

5/5
Sempre tive muita dificuldade em aprender outras línguas. Com o Inglês, que foi a primeira língua estrangeira que eu aprendi, comecei a estudar daquela forma bem clássica: nos cursinhos, gramática, vocabulário, exercícios repetitivos e desinteressantes. Quando fiz intercâmbio e precisei de fato me comunicar, senti que nada disso valia, me sentia extremamente insegura e travada ao falar. Quando comecei a estudar espanhol, decidi que precisava fazer diferente. Com a Jess, logo de cara, não importa o quão inseguro ou tímido você esteja, falamos o tempo todo em Espanhol durante as aulas. A conversação era sempre o foco, e isso me ajudou a me desprender da sensação de controle que a gente quer ter ao falar outra língua, e a me soltar. Se tenho coragem de falar espanhol, se tenho segurança e tranquilidade pra errar, repetir e me comunicar, devo à ela. Além do mais, suas aulas são sempre desenhadas e adaptadas às nossas necessidades e àquilo que demonstramos ter interesse. São leves, criativas. Indico para todas e todos que queiram aprender Espanhol. Obrigada Jess!
Marina Sanders
Doutoranda de Arquitetura e Urbanismo
5/5
A Jéssica é uma ótima professora e me fez ver que espanhol é muito mais legal do que eu pensava. Antes disso, eu sempre me senti muito limitada com relação ao espanhol, sempre pensei que não conseguiria aprender a língua, porque eu achava muito difícil, principalmente a parte de conjugação dos verbos. Tive contato com o espanhol pela primeira vez na adolescência, na minha escola. O ensino era bom, mas o método utilizado era muito ultrapassado, seguindo as aulas numa apostila que sempre tratava daqueles temas mais bate e enxuga mesmo. E por conta dessa dificuldade com o aprendizado, eu não gostava muito da língua, achava que soava estranho e achava chato também, porque pensava que era muito parecido com o português e por isso não tinha graça aprender, nem "utilidade E aí eu conheci a Jéssica. Ela montou o Desafio Espanhol do Zero pro Mundo, com o intuito de que em 1 mês pudéssemos nos virar em espanhol e continuar aprendendo com autonomia a partir de coisas do dia-a-dia. Ela pediu para eu participar vendo só as gravações para testar se também funcionaria sem estar ao vivo. Eu topei e, com pouco tempo de aula, eu vi que estava gostando muito da língua, me surpreendi de verdade. Participei vendo as aulas gravadas, fiz as atividades diárias, que eram muito divertidas, e depois tivemos um encontro presencial com um mexicano, em que conversamos. Hoje falamos muito espanhol quando nos encontramos e entendo a maior parte dos vídeos em espanhol que ela me manda. Eu percebi com o desafio que é muito divertido aprender novas línguas através de coisas comuns do dia-a-dia, como falar o que você comeu no almoço em espanhol ou falar sobre sua família, coisas cotidianas mesmo. Eu até aplico as técnicas que ela ensinou quando estudo inglês também. Nesse mês do desafio eu vi que consegui aprender muita coisa e me deu mais vontade ainda de aprender mais, e, além disso, me senti muito mais confiante para falar espanhol, o que ajuda muito no aprendizado. É muito bom ser ensinada por alguém que não te faz sentir medo de errar e ser julgada.
Letícia Maia
Estudante de Engenharia Civil
5/5
Em novembro procurei a Jess na intenção de me sentir segura em relação ao domínio da língua espanhola. Eu já tinha tido contato com a língua, mas não falava havia muito tempo, definitivamente não me sentia segura para dar aulas do idioma. Como sou de Recife, consegui o contato dela através de uma outra professora de línguas estrangeiras, que também trabalhava com um método inovador de ensino e conhecia o trabalho da Jess. Dentro dos nossos três meses de aula eu passei por diversas “intercorrências”, se é que poderia amenizar assim. Em resumo tenho uma doença autoimune, chamada Doença de Crhon. E sim, estive internada, doente, indisposta, tive procedimentos; mas a grande questão da jornada era a minha vontade de evoluir e aumentar minha confiança, e a professora que tinha ao meu lado para andar de mãos dadas nesse caminho de aprendizado. E eu percebia, que logo em duas semanas eu já falava diferente, com mais fluidez, não tinha medo de errar e ser corrigida, porque ali era o lugar. Talvez a doença me deixe menos destemida rsrs, não sei. E a Jess me deixou à vontade para falar disso também. Com um mês eu assistia as séries sem legenda sem nenhuma dificuldade e percebia que meu sotaque ficava cada vez mais neutro, sem interferências da língua materna. Tive vários encontros com nativos em pequenas viagens, pelo estado mesmo, mas por lugares muito turísticos como Porto de Galinhas, e gosto de me hospedar em hostels pelo contato com estrangeiros e pra ter a oportunidade de exercitar as línguas que falo. Então, em duas ocasiões com argentinos tive meu espanhol muito elogiado, a ponto de me confundirem com alguém hispanohablante. E não existe uma forma melhor para dizer que valeu muito a pena para mim, do que dizer que agora me sinto apta a dar aulas e tão apta que fui aceita ministrar aulas de espanhol em uma instituição já conhecida no país.
Renata Mesquita
Professora de idiomas
5/5
Recomendo a Jéssica como professora porque ela é comprometida, atualizada e responsável. O conteúdo das aulas é bem preparado e de acordo com as necessidades do aluno. Além disso, ela utiliza de diferentes recursos para o aprendizado: textos, imagens, músicas, vídeos e conversas. Nos conhecemos na UFMG, onde fui sua professora em uma disciplina da graduação em Arquitetura e Urbanismo e depois fui sua aluna de espanhol com o objetivo de ampliar meus conhecimentos para participar de um congresso na Espanha.
Helena d'Agosto
Professora de Arquitetura e Urbanismo
5/5
Estudar espanhol com a Jess Espanõl é leve, acessível, divertido e eficiente. A dinâmica das aulas é muito legal e faz com que o aluno passe a entender e falar espanhol.
Rogéria Abalen
Terapeuta Ocupacional

Acompanhamento personalizado

Posso te ajudar a aprender espanhol da forma que você precisa hoje

Jéssica Borges - criadora do Curso de espanhol Punto a Puente

Expanda seu mundo falando espanhol

O espanhol é a segunda língua de comunicação internacional e ser fluentele nela te faz entrar para o seleto grupo de profissionais brasileiros que ganham 30%, segundo o InfoMoney. Estudando com o método Punto a Puente, você vai aprender espanhol sem nem sentir que está estudando.