Ser fluente em espanhol te faz entrar no seleto grupo de profissionais brasileiros que ganham 30% mais

Assista à aula gratuita e entenda como adquirir a língua sem nem parecer que está estudando. Você vai aprender:

Como expandir o seu vocabulário em 10x com a técnica da volta ao mundo hispano;

Como usar na vida real o que você aprendeu de espanhol;

Como aprender espanhol sem depender do velho Google Tradutor.

O Punto a Puente é pra mim?

Este curso é pra você que só fala português e quer se tornar bilíngue, mesmo se você já tentou outro idioma e não conseguiu.

Também é pra você que já fala inglês, mas sabe que inglês não é suficiente para realmente expandir o seu mundo e, por isso, quer falar espanhol.

É, também, pra você que quer ser poliglota um dia, mesmo que agora você ainda só fale português.

Pra você que gosta da cultura latina e quer se conectar mais com suas raízes

Pra você que quer fazer intercâmbio em um país de fala hispana

Pra você que quer estudar em uma universidade argentina de graça e sem precisar de vestibular

Pra você que quer tirar a cidadania espanhola e quer começar seu caminho aprendendo espanhol

Pra você que trabalha ou quer trabalhar em uma multinacional e ganhar mais.

Pra você que quer fazer mestrado ou doutorado e quer o espanhol como segunda ou terceira língua

Pra você que é professora ou professor de idiomas e quer expandir as suas perspectivas linguísticas e ensinar melhor

E, ainda, é pra você que quer viajar pelo mundo, especialmente pela América Latina ou pela Espanha

Mas talvez não seja tanto pra você que já tem um espanhol avançado. Nesse caso, marca uma conversa comigo para vermos se a aula particular te atenderia melhor

Como participo das aulas?

Curso de espanhol Punto a Puente - aulas no Zoom

Você lembra daqueles DVDs que eram vendidos em bancas de jornal com aulas de espanhol para você aprender sozinho? Muitos cursos online de idiomas são assim. Você assiste um vídeo gravado, mas não tem com quem conversar nem tirar dúvidas e não tem ninguém pra te corrigir. Tem gente que vai conseguir aprender assim, se no resto do tempo organizar oportunidades para falar com gente de verdade. Mas quanto tempo a mais vai gastar?

No Puente, você tem aulas de espanhol comigo ao vivo no Zoom, sem pagar nada a mais. Seguindo a programação dos módulos, as aulas serão semanais de pelo menos 1h30.

Você entra lá e pode tirar suas dúvidas, fazer atividades práticas e conversar com outras pessoas que também estão estudando. Não é só um curso, é uma comunidade de pessoas aprendendo espanhol.

O que os alunos dizem

Andriele Lorenzi

Com apenas 2 meses de aula, a Andriele viajou com o noivo colombiano e, pela primeira vez, conseguiu conversar com os sogros sem precisar dele como tradutor.

“Hace como tres meses, nos mudamos aquí a Ciudad de México y estamos muy contentos”

“Yo no pensé que podría comunicarme tan bien con personas que no hablan mi idioma”

Ana Vila

Aulas pelo Zoom em curso de espanhol particular

A Ana me procurou, porque queria fazer intercâmbio na Espanha. As primeiras 2 ou 3 aulas foram na casa dela, tomando café e estudando os números em espanhol na sala de casa. Logo depois, todo mundo quarentenado. 

Ela viu as minhas principais transições no desenvolvimento do Punto a Puente: antes e depois do digital e antes e depois das mentorias com outros professores de idiomas na Teacher’s Academy. 

Em novembro, ela já fez o DELE B2 e foi aprovada. Foi o início do sonho do intercâmbio próprio, mas a pandemia adiou os planos de todo mundo. Continuamos então nos preparando para que a vida na Espanha fosse marcada por experiências e conexões fluidas e expandidas pelo espanhol. 

Em fevereiro do ano passado ela soube que foi aceita e, em agosto, ela decolou pra Espanha pra estudar História na Universidad de Jaén. E, como ela mesma disse, ela ¡lo pasó muy bien!

Resultado pelo curso de espanhol Jess Español

Renata Mesquita

O objetivo da Renata era desenvolver o espanhol pra conseguir ensinar espanhol para crianças. Em pouco tempo ela se sentiu confiante para tentar a vaga e 1 mês e alguns dias depois do início das nossas aulas, ela conseguiu a vaga como professora de espanhol e inglês e expandiu o horizonte de atuação dela.

YouPuente, a biblioteca de análises que vai multiplicar seu Youtube

Comprando o Punto a Puente, você ganha 1 ano de acesso ao YouPuente, uma biblioteca de análises para você expandir sua capacidade de aprender espanhol se divertindo no Youtube

No YouTube, só 7% dos vídeos estão em português. O espanhol, segundo idioma mais falado na plataforma, tem mais do dobro de vídeos que a nossa língua materna. 

Se você procurar no youtube sobre uma cidadezinha chamada Baisha, lá no meião da China ou quiser ver uma análise detalhada de como é viver em cada bairro de Madrid, você não vai achar nada em português, mas sim em espanhol.

Se você quiser ver em primeira mão uma notícia de TV ou jornais latinos (Telesur), espanhóis (El País) ou mesmo alemães (DW), franceses (France 24) ou chineses (CGTN), você vai achar em espanhol e não em português.

Além disso, o espanhol já é o segundo idioma mais usado no Twitter, no Facebook e, claro, no YouTube (dados do Instituto Cervantes).

Mas muita gente pode ficar insegura de mergulhar nesse mundo, seja porque não entende muito ou até porque não sabe onde estão os vídeos realmente interessantes. É nisso que entra o YouPuente. Eu vou fazer análises dos mais variados vídeos do YouTube e você vai ter acesso a todos eles, além da possibilidade de me pedir para analisar um vídeo específico. 

Nessas análises eu vou facilitar a sua compreensão e propor atividades e reflexões sobre o que a pessoa tá falando e como ela tá falando. E aí você vai expandir o leque de vídeos que pode entender e, com certeza, acabar gostando muito de algum canal hispanohablante e também mergulhar por conta própria.

AutentiPuente, o banco de materiais autênticos em espanhol

Tenha 1 ano de acesso a um banco de materiais feitos de hispanohablantes para hispanohablantes. São vídeos, notícias, músicas, livros e todo tipo de produção selecionada pra você mergulhar no espanhol

Você precisa incluir o espanhol na sua vida. Isso você já sabe, é óbvio. Mas você sabe como? Se a resposta é sim, mas você não consome mídia em espanhol várias vezes na semana, então a resposta não é realmente sim. 

A gente já sabe que assistir séries, ler notícias, ouvir música, ler livros e, de forma geral, adentrar-se na cultura hispana é o caminho para que o idioma seja parte da nossa vida. Mas, principalmente no início, é trabalhoso e, tantas vezes, difícil mesmo, encontrar coisas de qualidade e que tem a ver com aquilo que você gosta. Mas já pensou se toda uma comunidade construísse um banco de materiais autênticos, incluindo vídeos do youtube, filmes curtos e longos, séries, livros, contos, músicas? E se tudo isso ainda fosse classificado de acordo com o assunto e o tipo de vocabulário ou estrutura gramatical que dá pra se aprender a partir daquele material? 

O banco ainda vai incluir atividades e desafios práticos e divertidos, com perguntas e direcionamentos. Vai ser uma coleção construída coletivamente pela comunidade Puente e por mim, a partir de toda a experiência que tive ao longo desses 5 anos ensinando com material feito por hispanohablantes para hispanohablantes.

Comprando o Puente, você vai fazer parte dessa construção e poder usar a coleção por 1 ano.

Prazer, pode me chamar de Jess

Jéssica Borges - criadora do Curso de espanhol Punto a Puente

Meu nome é Jéssica Borges e eu sou professora de espanhol, técnica em informática, meia cientista da computação e inteira urbanista arquiteta pela UFMG. Ensino espanhol há 5 anos e já fiz parte de várias vitórias dos meus alunos, como um intercâmbio na Universidad de Jaén, na Espanha, uma mudança para o México e um mestrado na UERJ, todas portas abertas pelo espanhol.

Comecei a estudar espanhol há 15 anos, quando eu quis expandir o meu mundo conversando com latino-americanos e espanhóis. Nossos assuntos eram a banda mexicana de quem éramos fãs e as minhas curiosidades do tipo: O que você come no almoço? E como é na escola? A universidade aí é gratuita? Eu queria saber mesmo como era viver em outro país, em outra cultura. 

Jéssica Borges em Barcelona - Criadora do Curso de Espanhol Punto a Puente

Em 2014, eu fui para Barcelona estudar na Universitat Politècnica de Catalunya. Naquela época, eu era estudante de Ciência da Computação na UFMG. Inspirada pelo Plano Cerdà e pela vida em Barcelona, eu decidi deixar a computação depois de 5 semestres no Brasil e 2 na Espanha, e estudar Arquitetura e Urbanismo também na UFMG, onde me formei como Urbanista Arquiteta. Foi no segundo ano de curso que eu comecei a ensinar espanhol para colegas e professoras da Escola de Arquitetura. Desde então, meus planos de ser professora e meu amor pelo idioma vêm se confluindo na construção de cada dia para fazer com que mais pessoas consigam expandir seus mundos pelo espanhol. 

Aula no Zoom do curso de espanhol Jess Español

Para melhorar sempre as experiências dos meus alunos, participo, há mais de um ano, das mentorias da Teacher’s Academy para a formação de professores de idiomas. Com base na teoria apreendida com Paulo Freire e outros estudiosos, nos estudos do método task-based learning, dentro da abordagem comunicativa, e na minha trajetória como professora há 5 anos e como aprendiz de espanhol há 15 anos, desenvolvi o jeito Punto a Puente de ensinar e aprender. 

Aprender Punto a Puente

Aprender é afeto e eu posso te provar. Sabe aquele diálogo que a gente lembra as palavras certinhas? O cheiro do café, o sentido do vento, onde tava tudo ao seu redor… O que você tava sentindo? Aposto que você não pensou naquela aula  desinteressante ou naquele formulário qualquer que você preencheu.

Agora pensa se você vai aprender um idioma em aulas sempre iguais com o verbo to be ou a lista interminável de falsos cognatos, verbos irregulares  e palavras que trocam de gênero. 

Não. Você precisa se emocionar em espanhol.

E, por isso, eu desenvolvi o Punto a Puente, que considera três as etapas de cada momento de aprendizagem de espanhol. O jeito Punto a Puente está  baseado em um método cientificamente comprovado, o task-based learning, e em todos os meus anos como aprendiz e professora de espanhol, e considera como central a experiência de conexão ativa.

Abordagem Punto a Puente utilizada no Curso de Espanhol Punto a Puente

Então vou te contar como funciona. Em cada aula, a gente, primeiro, traça um objetivo claro. Por exemplo, aprender a falar sobre comida e se virar bem em um supermercado. Aí vamos ter três etapas. Primeiro, no Mapa da autonomia em espanhol, você vai virar chavinha do seu cérebro pra ele entender que agora vamos falar espanhol. É nesse momento que você tem contato com o assunto que vamos tratar. Posso propor, por exemplo, que você assista um vídeo de um trecho do Masterchef da Espanha em que os participantes escolhem os ingredientes que seus concorrentes vão usar. E, como não é só sentar e escutar, vou pedir também pra você anotar todos os ingredientes que você entender. 

Agora você já tem o mapa para ir para a experiência de conexão ativa. Então, eu vou propor uma série de experiências com você. Um exemplo que eu uso com meus alunos é imaginar que vamos para Tigre, que é uma cidade perto de Buenos Aires, em que os rios se emaranham criando várias ilhas, e vamos passar um fim de semana lá. Nas experiências vamos decidir o cardápio para dois dias em um sítio à beira do rio. Depois, vamos encontrar as receitas, fazer a lista de ingredientes e ir ao supermercado comprar. Tudo isso desenvolvendo junto. Aí a gente vai a um supermercado na Espanha, mesmo sem estar lá, pela página web do Mercadona, e escolhemos os itens que precisamos navegando pelas categorias e aprendendo uma série de palavras além daquelas da lista.

Esse é aquele momento de trazer a emoção. Na experiência de conexão ativa eu quero que você se conecte emocionalmente com a experiência que estamos criando juntos, que é sempre sobre situações que podem nos acontecer na vida real. E é igualmente essencial que você se coloque de forma ativa. Então, nas nossas aulas não vai ter aquele negócio de você só ficar ouvindo enquanto eu falo. Eu vou sempre te propor movimento. 

E, depois dessas experiências, temos a reflexão da autonomia. Nela você pensa sobre o que você aprendeu na aula, qual expressão poderia ter usado mais, como você pode colocar tudo isso em prática e também como você se sentiu, afinal a emoção é a chave pro aprendizado. Assim, vamos poder planejar fazer mais daquilo que te toca e menos daquilo que não é tão interessante pra você. Nesses momentos, eu também vou te ensinar a, no seu dia-a-dia, se apaixonar pelo espanhol buscando criar experiências com as coisas que você mais gosta.

Tem alguma dúvida?

Manda a sua pergunta e eu mesma vou te responder. 

O que vou aprender?

Módulo 1 – A base pra começar

  • Criar conexão ativa com os filmes, músicas, livros, vídeos do youtube ou qualquer outro material que você goste e como encontrar hispanohablantes com quem praticar. 
  • Conhecer e saber pronunciar os sons e letras do espanhol e aprender com música
  • Ter uma conversação básica sabendo cumprimentar, perguntar, responder e pedir ajuda
  • Falar sobre nós mesmos e outras pessoas
  • Pedir ajuda com o idioma e dar ordens ou instruções educadamente

Módulo 2 – As primeiras conversas fluidas

  • Falar sobre o que queremos fazer, como hobbies e sonhos
  • Falar sobre a rotina, as datas, os períodos do dia e eventos que saem da rotina
  • Falar sobre os lugares, como cidades, países, e explicar sua localização
  • Fazer pedidos em restaurantes e entender algumas normas sociais dos diferentes países hispanos
  • Falar sobre a família e descrever pessoas
  • Pedir e dar informação sobre viagens e eventos
  • Falar sobre quantidades e operações matemática, incluindo os números de 0 a infinito
  • Pedir objetos emprestados, dizer para quê precisa deles, escolhê-los e perguntar o nome de um objeto
  • Falar sobre a nossa profissão e das habilidades que precisamos saber para exercê-la
  • Falar sobre preferências, fazer escolhas e descrever cores e outras características de objetos
  • Combinar horários de reuniões e eventos
  • Expressar sensações como fome, frio, sede
  • Perguntar e falar sobre a alimentação

Módulo 3 – Contar histórias e falar sobre seus sonhos

  • Expressar sentimentos como felicidade, desconforto, irritação e animação
  • Contar histórias e falar sobre o passado
  • Perguntar e dar opiniões, inclusive concordando e discordando
  • Pedir e dar informação de direção e descrever lugares como bairros e cidades
  • Falar sobre planos, como o que você vai fazer na semana que vem ou no ano que vem
  • Refletir sobre o aprendizado e aumentar o nível de autonomia para expandir o mundo

Perguntas e respostas

1. Entendo tudo, mas não falo. O Punto a Puente é pra mim?

Tem um vídeo que eu gosto muito de mostrar pros meus alunos que aborda esse assunto. Nele, o Steve Hoffman fala que se você entende mesmo, você também fala espanhol.

Você consegue pegar um livro como Cien años de soledad, e ler entendendo tudo? Consegue entender uma família venezuelana falando rápido? Então só falta você falar. 

Eu concordo com ele, não existe entender tudo e não falar. Ou você ainda não se deu conta de que não entende tudo, ou só te falta uma coisa: falar. E é isso que você vai fazer no Punto a Puente. Várias das atividades que eu vou passar pra vocês vai envolver conversar com a comunidade e, rapidamente, você vai perder o medo de falar espanhol.

2. O Punto a Puente me prepara para o DELE/SIELE?

O Punto a Puente te prepara para falar espanhol e expandir o seu mundo a partir dessa nova habilidade. Falando espanhol, você já tem ali 80%, digamos, para conseguir um certificado de proficiência como DELE e SIELE. 

Por outro lado, saber as especificidades de cada prova, escolher bem qual nível você vai fazer e exercitar a velocidade nos exercícios típicos de cada exame também é importante para ter sucesso no DELE e no SIELE. 

Por enquanto, o curso não se propõe a preparar para uma prova, mas, se esse é o seu objetivo, você pode entrar para o Punto a Puente e, em paralelo, fazer uma preparação específica para a prova em aulas particulares comigo. Para isso, entre em contato e vamos marcar uma reunião para que eu possa te ajudar a entender o que é melhor pra você.

3. Como vou tirar dúvidas e saber se estou falando certo?

Em cada aula, eu vou dedicar um espaço para que você possa fazer perguntas sobre os assuntos de qualquer aula que já tivemos. Aí você também pode me pedir pra checar a pronúncia ou uma frase específica. Eu vou responder ao vivo e, as perguntas e respostas vão ficar organizadas depois para que você possa voltar a elas na gravação.

4. O Punto a Puente serve pra mim mesmo se eu não tiver tempo ou disciplina pra estudar?

Muitos dos meus alunos não têm muito tempo para praticar fora da aula e, mesmo assim, evoluem muito. Pra te dar um exemplo real, o Gabriel dividia o tempo de estudo do espanhol com a residência de enfermagem, as aulas e a escrita do TCC. A prova de espanhol que ele tinha que fazer tinha artigos e perguntas específicas de enfermagem e, então, nas aulas eu e ele líamos, víamos vídeos, debatíamos e escrevíamos sobre essa temática. E, mesmo com tão pouca disponibilidade, ele foi aprovado no mestrado na UERJ. 

No Punto a Puente, ainda, eu vou usar várias técnicas que aprendi na Capacitação em Gamification e Didática (Teacher’s Academy) para manter o engajamento da comunidade e fazer com que você participe. Com a comunidade ativa, os concursos e prêmios, vai te dar um FOMO, sabe? Fear of Missing Out, que significa tipo medo de perder o rolê. 

5. Se eu não puder participar da aula ao vivo, consigo tirar dúvidas?

Sim! Você vai poder enviar as suas dúvidas pra mim no telegram em forma de texto, áudio ou vídeo, eu vou respondê-las ao vivo na aula e você vai poder ver a resposta na gravação. Dúvidas mais rápidas também posso responder diretamente pelo telegram.

6. O Punto a Puente vai me ajudar com leituras acadêmicas?

Sim. Vamos trabalhar desde leituras mais informais, como a legenda de uma publicação no Instagram, às mais informais, como relatórios ou artigos científicos. Assim que você entrar no curso, você vai responder algumas perguntas para que eu entenda as demandas da comunidade e possa preparar conteúdos mais adequados à sua realidade.

7. O curso serve para uso do espanhol no mercado de trabalho?

Sim! Várias das experiências de conexão ativa que vamos viver serão de situações no mercado de trabalho. E você também pode sugerir temáticas para que eu traga nas aulas seguintes ou até planeje um novo módulo. 

8. Posso te pedir ajuda para entender um vídeo no YouTube?

Sim! Como você vai receber o YouPuente como bônus, você pode me pedir para reagir a um vídeo específico. Então, vou selecionar, com a ajuda de vocês, os mais interessantes para fazer um react.

9. Vou aprender espanhol da Espanha?

Também. No Punto a Puente sempre trabalhamos com materiais produzidos por hispanohablantes de vários cantos do mundo, inclusive por pessoas que não são nativas, pra nos acostumarmos com os diversos sotaques. Quero que você entenda um mexicano, uma argentina, um espanhol e até um francês ou um japonês. 

10. Em quanto tempo vou conseguir expandir meu mundo falando espanhol?

Se você se comprometer a assistir uma aula por semana, a fazer as atividades propostas e participar ativamente da comunidade, em 6 meses você já vai poder falar espanhol sem medo e com fluidez e expandir o seu mundo falando espanhol.

Obviamente, se o seu objetivo é, por exemplo, escrever a sua tese de doutorado em espanhol e de forma fluida, você vai precisar de mais tempo e eu vou estar aqui pra te guiar, atualizando e melhorando o curso a partir dos objetivos e resultados da comunidade Puente. 

11. E se eu precisar parar por umas semanas, depois eu consigo retomar e assistir as aulas ao vivo?

Sim. O primeiro módulo vai te dar a base para começar e é bem curto. As aulas seguintes têm uma continuidade, mas também podem ser assistidas em diferentes ordens. Antes de cada aula, haverá recomendações de conteúdos que seriam interessantes ver antes daquela, mas, de forma geral, o módulo 1 já te qualifica para as aulas seguintes. 

12. Como vou ter acesso ao curso e à comunidade?

Assim que você finalizar a compra, você vai receber um e-mail da Hotmart com as instruções para o acesso. Lá na plataforma eu também te explico como entrar na comunidade e como acessar seus bônus.